logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  bioplastia
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   
ACNE
  Acne- o que é ?
  Acne- causas
  Princípios do tratamento
  Subcisão e Preenchimento
  Laser Fracionado de CO2
  Peelings
  O que é o Peeling ?
  Planejamento e Aplicação
  Peeling Profundo
  Peeling Médio
  Peelings sequenciais
  Peeling de Urucum
  Peeling Muito Superficial
  Peeling Superficial
  Texto completo PDF
  Fotos de Subcisão e Prenchimento

 

Princípios do Tratamento


Deve-se tratar os 4 fatores principais. Prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e prevenir as recidivas. Deve-se escolher os medicamentos que tenham o melhor resultado e menor índice de complicações. O tratamento deve ser proporcional à extensão do problema. Nos casos mais leves, apenas medicamentos em cremes tópicos podem corrigir o problema, enquanto nos mais severos existe a necessidade de associação de medicamentos por via oral. Importante salientar que a Acne é um problema crônico, e mesmo depois da melhora, um acompanhamento deve ser realizado, para se instituir medidas preventivas e curativas para que o resultado se mantenha indefinidamente.


Para se obter sucesso no Tratamento é  necessária uma cuidadosa avaliação pelo profissional médico, que identificará os vários fatores envolvidos no caso específico de cada paciente e poderá escolher o melhor tratamento de forma personalizada. Cada paciente um tratamento de acordo com a conclusão da consulta médica. A severidade da acne determinará a severidade do tratamento. Casos mais leves podem ser controlados com medidas mais simples e casos mais graves necessitarão de medidas mais complexas. A idade, o tipo de pele(seca, oleosa ou mista), outras condições de pele existentes, motivação e preocupação do paciente com o problema, estilo de vida, alterações menstruais, aparecimento de pilosidade anormal em mulheres, são fatores que devem ser considerados pelo médico na identificação das causas. Uso de cosméticos para a pele e cabelos, medicamentos, alguns tipos específicos de pílulas anticoncepcionais, vitamina B12, hábito de traumatizar os folículos também devem ser considerados. Associados aos 4 fatores principais são os pontos importantes a serem considerados pelo médico na avaliação do paciente com Acne, para determinar o melhor tratamento.

Os Tratamentos com Medicamentos

Os medicamentos incluem produtos tópicos ( cremes) e de uso sistêmico (por boca). Os agentes para o tratamento devem, isoladamente, ou em conjunto, serem efetivos para todos os 4 fatores responsáveis pela Acne. Deve ser feita uma seleção dos melhores agentes medicamentosos. Não se deve fazer automedicação. Usaremos aqui os nomes científicos dos produtos, porque sempre um médico deve ser consultado para a correta prescrição destas drogas, que podem causar problemas se não forem corretamente utilizadas


a - Os produtos que eliminam oleosidade e comedões ( cravos)


Tretinoína Tópica ( ácido trans retinóico)
O creme com tretinoína é efetivo na eliminação dos comedões ( cravos) já existentes. Normaliza também as células da parede interna dos folículos. Evita a formação de novos comedões. Diminuem assim a inflamação nos folículos. Sua ação é lenta, podendo ser necessário alguns meses de tratamento para se observar um melhora importante. Pode ser utilizada associada a outros agentes, com o Peróxido de Benzoíla e antimicrobianos tópicos. Tem efeitos colaterais como eritema ( vermelhidão), pele seca e descamação. É absolutamente imperativo não tomar Sol durante o tratamento com tretinoína, por causa da sensibilidade da pele ao sol, quando se usa esse produto. Nas primeiras semanas de tratamento pode piorar o quadro, havendo depois melhora significativa. O paciente sabendo desta possibilidade aceitará melhor estas alterações não abandonando o tratamento.

Isotretinoína Oral

O ácido 13-cis retinóico, isotretinoína , revolucionou o tratamento da acne quando introduzido para essa terapia em 1983.

Produto comercial mais conhecido no Brasil :

 Roacutan® ( Roche)

Outros Produtos com o mesmo princípio ativo:

Acnil® (Cristália); Cecnoin® (Ranbaxy); Isoacne ®(Schering-Plough); Isoface® (ICN); Isotrex® (Stiefel); Lurantal ®(Schering do Brasil)

Produto Genérico:

Isotretinoína (Ranbaxy)

( atenção o uso de medicamentos sem receita ou acompanhamento médico pode ser muito danoso a sua saúde)

A Isotretinoína age nos fatores que produzem a acne, reduzindo a produção de sebo, diminuindo a comedogênese ( formação de comedões), e evitando a colonização do ducto pelo P. acnes , bactéria envolvida no desenvolvimento das lesões de acne.

A isotretinoína reduz a produção de sebo após 6 semanas de tratamento e  age nas células que o produzem . Seu  mecanismo de ação ainda é pouco conhecido, age no ducto ( canal que transporta o sebo)  diminuindo seu tamanho e assim evita a colonização do ducto pelo P.acnes.

A maioria dos pacientes tratados com a Isotretinoína apresentam uma melhora do quadro ao final de quatro á seis meses de tratamento, mas a medicação deve ser corretamente prescrita, pois alguns estudos vêm demonstrando que o período de cura da acne com a Isotretinoína apresenta-se mais curto, provavelmente pelo uso mais indiscriminado.

Inicialmente o uso da Isotretinoina era apenas indicado aos pacientes que apresentavam acne nodular grave, atualmente a falência de outros tratamentos como o uso de antibioticoterapia ( após ciclos repetidos), podem representar uma indicação para o uso da medicação, mas sempre avaliando cada caso, para estabelecer a severidade e o aspecto psicossocial de cada paciente.

A Isotretinoína é eficaz , mas tem efeitos colaterais importantes.

Diversos efeitos colaterais podem atingir  os pacientes que venham a usar a Isotretinoina.  O mais importante e preocupante deles, e a malformação fetal, se for utilizado durante a gravidez.   Existe um alto risco de malformações fetais e abortos, com a restrição muitas vezes da prescrição desse medicamento para mulheres em idade fértil, e se prescrito o exame de gravidez deverá ser solicitado logo antes do início do tratamento, para confirmar se a paciente já  não está grávida. Se houver a decisão de oferecer o medicamento para mulheres na idade fértil um eficiente controle anticoncepcional deve ser instituído , esclarecimento devem ser amplamente apresentados  e acompanhamento cuidadoso pelo médico devem ser a prática.

Quadro depressivo  foi descrito entre adolescentes que receberam o tratamento,   mas o forte aspecto psicológico presente na  própria doença também deverá ser avaliado.  Os  médicos devem estar atentos a doenças psiquiátricas no período de tratamento.

Uma piora do quadro de acne pode ocorrer em 6% dos pacientes no início do tratamento , mas que regride posteriormente.

Os efeitos adversos na própria pele  são freqüentes. “Ressecamento” das mucosas oral e ocular podem levar ao  desenvolvimento de queilite ( inflamação dos lábios) e conjuntivite (inflamação da conjuntiva dos olhos ). Se o  acometimento for pouco intenso,  podem ser controladas pelo uso de protetores labiais e colírios.  Se surgir infecção secundária ou quadro mais grave pode exigir a suspensão ou diminuição da dose do medicamento.

Outros efeitos adversos incluem cefaléia ( dor de cabeça) , e artralgias ( dores nas articulações ) .
O medicamento pode ser hepatotóxico ( atingir o fígado) , e exames para controlar a função normal hepática devem ser realizados mensalmente e duas semanas após o início do tratamento, assim como o controle dos exames de colesterol e triglicerídeos.

Tetraciclina, minociclina e doxiciclina, são antibióticos que nunca devem ser utilizados durante o tratamento, pois podem levar a hipertensão intracraniana.

Portanto a Isotretinoina é uma droga muito eficaz no tratamento da acne, com o resultado que mais se aproxima da cura desta afecção tão freqüente .

Vêm sendo utilizada para outras finalidades como no tratamento da rosácea fulminans, hidradenite supurativa e outros, porém deve ser corretamente prescrita e controlada pelo seu médico pois não é isenta de complicações.

b- Os Produtos que Agem Contra as Bactérias

Peróxido de Benzoíla
O Peróxido de Benzoíla tem ação sobre o P. Acnes, a bactéria associada à acne. Pode ser usado em cremes, em várias concentrações e associado aos outros medicamentos. O P. Acnes, não se desenvolve bem em presença de oxigênio, e o Peróxido de Benzoíla, altera o folículo, gerando um ambiente não propício para esta bactéria se desenvolver.


Os Antibióticos
A clindamicina, a eritromicina, a sulfacetamida e o ácido salicílico são substâncias que também tem ação sobre o P. Acnes, diminuindo sua população na pele. Entretanto, com o uso prolongado, Pode ocorre resistência. O antibiótico deve ser usado durante uma fase do tratamento, e antes de se desenvolver resistência, outras medidas podem se introduzidas. A eritromicina, a tetraciclina, a doxicilina e a minociclina são antibióticos sistêmicos ( via oral), que são efetivos contra o P. Acnes. Podem ser utilizados no tratamento, sempre com orientação do profissional médico.


Novas tecnologias

O Laser Fracionado de CO2 pode ajudar no tratamento das cicatrizes fibróticas, mais endurecidas da acne, que não respondem bem a subcisão e preenchimento.
Tratamentos das lesões com Laser pode substituir o antibiótico :
A aplicação de um laser com espectro de luz específica, mata as bactérias da pele, realizando o mesmo efeito dos antibióticos. O Laser ajuda muito o tratamento , considerando que as bactérias associadas com a ACNE estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais
Novos peelings de fenol ajudam a melhorar as complicações como as escaras de acne.


Novos medicamentos anti-acne

Retinóicos

Outros derivados e apresentações do ácido retinóico estão sendo desenvolvidos, como o adapalene, o tazatorene, o Retin A Micro e o Creme Polimerizado de Tretinoína. Procura-se obter menos efeitos colaterais com igual, ou melhor, ação


Adapalene

É um ácido naftóico sintético com atividade retinóica. Tem uma estrutura química diferente do ácido retinóico, mas uma ação semelhante. Observa-se uma melhor ação anticomedogênica, melhor ação antiinflamatória e menor prevalência de efeitos indesejáveis.


Tazaroteno

 É um retinóide acetilênico sintético, que penetra rapidamente na pele e então é convertido na substância ativa. Parece apresentar menos efeitos colaterais do que o ácido retinóico, porem com eficácia comparável.

Microsferas de tretinoína em gel

O Retin A Micro, é a tretinoína em um novo preparado que utiliza a tecnologia de apresentação de medicamentos em microsferas. A intenção é liberar mais lentamente o produto dentro da pele, assim diminuindo os efeitos colaterais.


Creme Polimerizado de Tretinoína é  o ácido retinóico associado com um polímero, o poliprepolímero – 2 ( PP-2). A intenção é liberar o produto na região onde ele é mais eficiente, aumentando o efeito positivo e diminuindo os efeitos indesejáveis.


Outros produtos tópicos


Ácido Azeláico

 Foi inicialmente utilizado para tratamento de manchas da pele. Também é efetivo para tratamento da rosácea. Tem ação antibacteriana, e demonstrou ter uma ação positiva no tratamento da Acne.


Novas formulações de sulfacetamida

A sulfacetamida sódica tem ação contra as bactérias da pele. Já vem sendo utilizada há algum tempo. Normalmente vem associada com o biosulfur. Novas preparações sem o biosulfur vem mostrando boa ação e com menos efeitos colaterais.


Associação de Clindamicina e peróxido de benzoíla

Esta associação tem se mostrado eficiente no tratamento da acne.


Novos hormônios orais

Os hormônios são utilizados no tratamento da acne, quando ocorre disfunção ovariana com excesso de produção de androgênios, como nos ovários policísticos. Uma nova associação hormonal, associando contraceptivo oral, e hormônios ( Ortho tri-Cyclen), vem sendo utilizada especificamente para o tratamento da acne.

A Técnica de Tratamento da Clínica Naturale

O sucesso para o tratamento da acne requer cuidadosa avaliação e indicação específica de tratamento para cada paciente, respeitando suas individualidades. O agente antiacne apropriado é então selecionado, e o acompanhamento vai determinar a eficiência e a necessidade de mudança de estratégia. É importante determinar a severidade da acne como leve, média ou grave, e a predominância de lesões. Entretanto, um roteiro é uma estratégia geral pode ser utilizada, procurando em sentido amplo obter uma racionalização de procedimentos. Embora outras técnicas e abordagens sejam igualmente aceitas, a Clínica Naturale, desenvolveu um método que aplica com bons resultados em seus pacientes.

Clínica Naturale - Programa de Tratamento da Acne

Tratamento da Acne

Consideramos quatro fases de tratamento

Fase 1

Avaliação, Limpeza e antibióticos

O Caso é avaliado pelo médico e são prescritos antibióticos sistêmicos e / ou locais, cremes de limpeza da pele e o trabalho da esteticista é indicado no momento apropriado para limpeza mecânica de comedões.

Fase 2

Inibição da produção de sebum

Uso de cremes e medicamentos que inibem a produção de sebum são indicados. Os medicamentos são aplicados localmente ou via oral, dependendo da severidade do problema.

Fase 3

Tratamento da complicações

Escaras e manchas são tratadas, com a utilização Lase Fracionado de CO2 , de peelings e Subcisão com Preenchimento.

Fase 4

Manutenção

Acompanhamento do caso, com medidas preventivas e reintrodução de terapêuticas quando necessário.

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: