logo clinica naturale Varizes Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que são ?
  Os tipos
  Porque aparecem ?
  Complicações
  Prevenção
  Perguntas e Respostas
  Vasos da Face
  Tratamentos de Varizes
  Escleroterapia
  Crioescleroterapia
  Laser para vasos
  Microcirurgia
  Cirurgia a Laser
  Cirurgia de Varizes
  TCV- Manutenção
  Tratamento - Vasos face
  Texto Completo
  Pesquisas
  História das Varizes
  Setor Médico
  Referências Científicas

Perguntas e Respostas sobre Varizes

Existem varizes internas?

Não existem. As veias internas ou profundas são protegidas pela musculatura que impede que haja dilatação. O que existe são outras doenças graves que atingem as veias internas, mas não as varizes. Já as veias superficiais estão no meio do tecido gorduroso, que não protege e, portanto é onde ocorrem as varizes.

As varizes, as microvarizes e as telangiectasias podem existir juntas?

Podem, porque são manifestações da mesma doença. Em resumo: - É a pressão aumentada dentro das veias, provocada por alterações nas válvulas, que ocasionam um fluxo de sangue alterado, levando, então, à dilatação das veias superficiais. Isto ocorre por uma tendência hereditária, e é piorado por diversos fatores. As veias estão presentes nas pernas desde o nascimento, mas não chamam atenção. Quando ocorre a dilatação, por causa da doença, passam a ser visíveis e antiestéticas.

Varizes voltam?

Varizes não voltam, aparecem outras que devem ser tratadas. Uma pessoa que têm a vesícula ou o apêndice operado nunca mais terá problemas nestes locais porque só existe um apêndice e uma vesícula. Já as veias, sempre vão existir, não é possível retirar todas. Uma veia que estava normal no momento de um tratamento, mais tarde poderá estar doente, porque a tendência hereditária existirá durante toda a vida. Este fato não invalida os tratamentos, porque se as varizes não forem cuidadas poderão levar a sérias complicações no futuro. Por este motivo é que se propõe o Tratamento Continuado de Varizes, que controla o problema estético e a doença conforme se manifestem.

As veias superficiais podem ser retiradas sem causar problemas?

Podem. As veias que realmente importam são as veias profundas, elas é que fazem o papel da circulação venosa. As veias superficiais podem ser tratadas sem que elas venham a fazer qualquer falta para o organismo.

Existe "cura" para as varizes dos membros inferiores?

As varizes dos membros inferiores é uma doença crônica dependente de uma tendência hereditária e de fatores agravantes. Sendo ligada à hereditariedade, não podemos falar em "curar" as varizes, porque a tendência estará sempre presente e novas varizes poderão aparecer durante toda a vida do indivíduo. No entanto esta doença é controlável e as pessoas podem passar toda a sua existência sem que as varizes sejam um problema de saúde ou estético. Podemos dizer que: Têm varizes quem quer. A medicina tem técnicas modernas e simples que controlam o problema com ótimos resultados funcionais

Salto alto provoca varizes ?

Não, salto alto não só não provoca varizes, como é até benéfico. Existia um mito, de que o salto alto provocava varizes, alguém, há muito tempo deduziu isso. Entretanto , os modernos equipamementos e cuidosos pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual de Campinas, demonstraram que as varizes não só não são prejudicadas, como são até beneficiadas com o uso do salto alto. Então a mulher pode ficar elagente, com seus saltos altos, sem medo.

As varizes são conhecidas há muito tempo?

As varizes de membros inferiores são estudadas e tratadas dêsde a antiguidade, existem referências à tratamentos que remontam à mais de 2000 anos. No santuário do Dr. Amynos, perto da acrópole de Atenas foi descoberta em uma escavação, uma escultura, provavelmente realizada por um grego em agradecimento, que representava uma perna com grossas e nítidas varizes esculpidas. Esta preocupação da medicina com as varizes desde o primórdios da história da civilização ocorreu porque as varizes são visíveis. Então para os observadores praticantes da medicina antiga, que não tinham sofisticados aparelhos para examinar o corpo humano por dentro, a relação de causa e efeito dos sintomas com a presença das veias que são facilmente visíveis nos membros logo se fez. Essa mesma característica de ser uma doença visível causa a preocupação das mulheres do século XXI com as antiestéticas marcas de varizes.

Porque as mulheres se preocupam com as varizes?


A mudança de costumes das últimas duas décadas, principalmente o uso da mini-saia nos anos 60, levaram à um grande desenvolvimento do cuidado com as varizes dos membros inferiores, particularmente no Brasil. O nosso país é pioneiro e inovador em todo o mundo nas técnicas de tratamento de varizes de membro inferior. O desenvolvimento da escleroterapia ("aplicação") e da crioescleroterapia para as telangiectasias ("vasinhos"), o uso da agulha de crochet, o uso de microincisões para as cirugias de varizes e microvarizes, e mesmo a escolha das técnicas a serem utilizadas em cada caso foi desenvolvido aqui, por médicos que tinham como característica o senso de observação e a criatividade privilegiada que permitiu com poucos recursos descobrir avanços hoje adotados no mundo inteiro.

Qual o melhor lugar no mundo para tratar as varizes?

Podemos dizer, e claro, com certo orgulho, que na área de Flebologia ( estudo das veias) o lugar que tem a melhor tecnologia estética no mundo é, e reconhecidamente o Brasil. Lembramos as características criativas do Angiologista brasileiro, mas é claro que um outro fator deve ser lembrado. A preocupação da mulher brasileira com o corpo. Não só por causa do clima que pede roupas leves, mas também por causa da procura da beleza da mulher brasileira que é também única no mundo.

 

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: