logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  bioplastia
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   
bioplastia
O que é a Bioplastia
Como é feita a Bioplastia
Forma do Rosto - Os sinais de beleza
A Bioplastia que realça a Beleza
A Bioplastia que rejuvenesce
A Bioplastia que corrige imperfeições
Face
Aumento do Glúteo (bumbum)
Mãos
Aumento dos lábios
Nariz
Queixo
Contorno Facial
Sulcos
Rugas
Texto Completo
História
texto completo PDF

 

 

Bioplastia

A Plástica sem cortes

Os Preenchimentos Profundos tem rápido desenvolvimento em todo o mundo. A Bioplastia é uma técnica de Preenchimento Profundo. Utilizaremos nestes textos informativos o nome Bioplastia , por haver sido muito difundido e ser bem conhecido pela população.

Porque não apresenta cortes, porque não necessita grandes anestesias, por ser possível voltar para as atividades de imediato, e principalmente pelos bons resultados a Bioplastia trás para a estética facial e corporal a mesma tendência que se observa em todos os campos da medicina, os tratamentos minimamente invasivos.

A Bioplastia tem muitas aplicações, mas que podem ser divididas em 3 grandes áreas:

A Bioplastia que Realça a Beleza

A Bioplastia pode realçar a aparência, utilizando os melhoramentos dos sinais de beleza , tanto para a face como para o corpo .

A Bioplastia para o Envelhecimento

Modificando os volumes faciais, redefinindo a mandíbula, corrigindo sulcos e rugas, recuperando o volume das mãos , a Bioplastia permite agir sobre o relógio do tempo.

A Bioplastia que corrige

A técnica permite corrigir defeitos estéticos como a forma do nariz, o volume dos lábios, o queixo retraído , a forma da mandíbula , sem cirurgia.

I- A Bioplastia que Realça

A Face 

         Na face, foram estudadas as linhas que dão harmonia e beleza. E percebeu-se que as mulheres bonitas no Mundo Ocidental, têm algumas características em comum:   a região malar mais proeminente, o contorno da mandíbula, bem marcado, e o aparecimento de uma leve depressão na bochecha, uma proporção entre o nariz e o queixo.  Estas características são bem conhecidas na indústria da moda e do Marketing e muitas  modelos são escolhidas baseadas nelas. Também são traços observados freqüentemente entre artistas de sucesso, para quem a beleza facial é muito importante.

         Também para os homens, nós podemos estabelecer estas características de beleza facial: Uma mandíbula melhor definida com  ângulo  mandibular mais reto   é importante. A  Bioplastia pode criar ou aumentar estes linhas de beleza na face, aumentando a área  malar e definindo a mandíbula. A Bioplastia pode também  modificar o  nariz, e o  queixo. O que é realmente importante é uma relação equilibrada entre todas as estruturas da face.  Um balanço que inclui  o nariz, o queixo, o malar e a área   mandibular.

         Este é o tipo de Bioplastia que  Realça a Beleza. Torna mais bonito o que já é bonito, e oferece melhor harmonia facial e corporal para quem não foi geneticamente favorecido com as linhas que a natureza dá. A Bioplastia pode também aumentar o volume dos lábios, arrebitar discretamente o nariz, corrigir discretas imperfeições  e assim melhorar mais a  aparência.

O Corpo

         Dentro da mesma idéia, para o corpo a técnica também vem sendo amplamente utilizada  principalmente para aumento do glúteo e da panturrilha. O papel do volume do glúteo na Beleza das mulheres Brasileiras e agora também  para as  de outros países é facilmente perceptível na moda praia, onde a exposição e valorização desta parte do corpo, é extremada na moda praia A Brasileira , com a famosa "Tanga" .

A Bioplastia consegue também realçar a beleza  do corpo, aumentando remodelando o glúteo , assim como a panturrilha.

 II - A Bioplastia que Rejuvenesce

A Face

         No processo de envelhecimento, tanto a superfície da pele como as camadas mais profundas que formam a cobertura da face se alteram. Surgem, rugas, sulcos e a temível flacidez. Ocorrem dobras de pele, e perda da definição da mandíbula, com a pele do rosto se confundindo com a do pescoço e surge a desagradável papada de pele flácida, sob o queixo.  A  Bioplastia para o rejuvenescimento age  restabelecendo  volumes e corrigindo sulcos e rugas. Como parte do processo, os sinais de beleza são criados ou restabelecidos, permitindo uma melhora da aparência . A Bioplastia não concorre com os outros métodos, que também podem ser utilizados complementarmente, assim a cosmiatria, a toxina botulínica , o laser e os peelings podem associados a Bioplastia , sempre de forma minimamente invasiva , recuperar ou manter a auto estima.

 O Corpo

         As mãos também sofrem com o processo de envelhecimento com a perda de tecido conjuntivo. Assim a pele fica mais  flácida e manchada, o dorso da mão  revela os tendões, as veias, dando um aspecto senil. A Bioplastia pode recuperar estes volumes e disfarçar veias e tendões. Com o tratamento associado para a qualidade da pele, utilizando  cosmiatria e LASER / fotorejuvenescimento é possível recuperar a  estética das mãos.

III  - A Bioplastia que Corrige

A Bioplastia Corretiva pode corrigir pequenas e médias  alterações inestéticas como a ponta do nariz caída, o queixo retraído, imperfeições do dorso do nariz, lábios muito finos . mandíbulas sem angulação e  sem definição e outras alterações,

É possível  aumentar o queixo,  com uma forma mais afilada, de estética feminina ou larga de estética masculina, engrossar os lábios, redefinir a mandíbula e corrigir pequenas depressões da face e mesmo retificar o dorso  e arrebitar  o nariz.

Os Sinais de Beleza Feminina

         Todos reconhecem a beleza e muitas vezes existe uma concordância sobre ela quase universal nas sociedades globalizadas. O inconsciente coletivo é altamente influenciado pela mídia, mas não perdeu sua natureza evolutiva biológica, os sinais de beleza são milenares na raça humana. Sabemos o que é Belo, mas não sabemos explicar o porquê. Embora ainda não possamos atingir a Alma, parte do Belo, podemos pelo menos conhecer sua superfície.Assim estudando  anatomicamente a Beleza Feminina Ocidental  encontramos alguns sinais que são quase sempre presentes:

1- Uma região malar (osso malar) proeminente, mas com discrição.

2- A região malar proeminente se prolonga pela região zigomática (osso zigomático) em direção ao lobo superior da orelha. O zigomático discretamente proeminente vai se estreitando e terminando suavemente no nível geral da face.

3- O efeito "blush", é uma depressão formada pelas proeminências do malar e do zigomático de um lado e da mandíbula do outro. É um importante sinal de beleza.

4- Uma mandíbula bem marcada, com determinada proporção entre suas duas partes com  ângulo tendendo ao reto (A Mandíbula tem duas partes,   o  ramo e o corpo, que formam um ângulo entre eles, no ponto onde ela se dobra )  .  A mandíbula bem marcada ajuda a formar o efeito "blush".

         Para exemplificar estes sinais, utilizaremos uma beleza natural, que não teve nossa ajuda, apenas um momento do acaso, uma feliz coincidência genética, ou como preferimos, uma delicada criação divina. A atriz Francesa Catherine Dorléac, conhecida como Catherine Deneuve, que nasceu em outubro de 1943, em Paris e que hoje na sexta década da vida, embaixadora da UNESCO para a preservação do patrimônio cinematográfico mundial, permanece bela, interna e externamente.  

Os sinais de beleza em Catherine Deneuve:
1 - a região malar bem marcada,  2- a região zigomática , iniciando na proeminência malar e se prolongando suavemente até a borda superior da orelha. 3- O "efeito blush" , um sulco leve e largo  na bochecha .  4 - a região mandibular  bem marcada. Observe a linha entre o  nariz e o queixo, que mantém uma certa distância da boca, com suaves proporções.

Os Sinais de Beleza Masculina

         A Beleza Masculina, sempre vista com desconfiança pelos próprios homens, ocupa uma nova posição neste outros tempos, os homens de todas as idades começam a procurar , em um ritmo crescente, o que as mulheres já aceitaram e conquistaram há muito, a melhora  da auto-estima e melhor inserção social pelo cuidado de si próprio. A definição de Metrosexualidade ainda é insuficiente para determinar a verdadeira revolução comportamental que atinge os homens neste início de século, ainda não bem compreendida.. Em nossa clínica, recebemos uma crescente  legião de homens que procuram os tratamentos estéticos, que só agora começam a ser melhor pensados pelos médicos da área. Podemos utilizar os mesmo recursos,  como mas os tratamentos não podem ser iguais aos das mulheres,  as características  masculinas tem que ser bem estabelecidas.

         Também para os homens, nós podemos encontrar  os sinais de  beleza facial: Uma mandíbula bem marcada , é masculina. O  homem uma mandíbula mais definida que dá o senso de simetria e equilíbrio. Uma mandíbula pouco marcada  pode fazer um nariz normal  parecer grande e um já nariz proeminente viparecer  até maior. Por outro lado uma mandíbula muito proeminente pode dar uma aspecto exageradamente forte ,  que não é  bonito.  Um ângulo  mandibular mais reto  também é importante.  A Bioplastia pode criar ou aumentar estes linhas de beleza na face, definindo  a área de malar e a mandíbula, e mesmo criando uma depressão na área da bochecha, chamado " "efeito blush", que no homem tem que ser discreto . A Bioplkastia  pode modificar o  nariz, arrebitando a ponta  ou removendo uma proeminência dorsal.  Como a mandíbula, um queixo retraído,A Bioplastia  pode executar um aumento do queixo. O  que é realmente importante na Beleza Facial Masculina é uma relação equilibrada entre as estruturas da face.  Estruturas bem equilibradas, com balanço, incluindo  o nariz, o queixo, a região malar e a área  mandibular, com um  discreto "efeito blush".

1- Uma região malar e zigomática muito discretamente  proeminente.

2- Uma mandíbula bem marcada, com determinada proporção entre suas duas partes com  ângulo tendendo ao reto (A Mandíbula tem duas partes,   o  ramo e o corpo, que formam um ângulo entre eles, no ponto onde ela se dobra )  .  A mandíbula bem marcada ajuda a formar um discreto efeito  "blush".

3- Queixo largo e bem proporcionado

4- Nariz proporcional  e retilíneo

5- Balanço e equilíbrio entre o malar, a mandíbula, o queixo e o nariz .

         Para exemplificar estes sinais, utilizaremos o Trabalho de Michelangelo, o David.

A Técnica da Bioplastia

O Material Injetado

         O material utilizado é o PMMA, ou metacrilato, uma substância aceita biologicamente e que é utilizada em medicina desde 1950. Começou sendo utilizado em prótese de quadril, posteriormente em lentes utilizadas dentro do olho, aderentes cirúrgicos, e mais recentemente como implantes estéticos. O PMMA utilizado em estética, é preparado especialmente para este fim, com microesferas de tamanho padronizado que confere as propriedades necessárias para o implante estético na face e corpo. Cada região recebe concentrações determinadas do produto, que é disponível em 3 concentrações, 2%, 10% e 30%.  O PMMA que é Biocompatível,  pode ser colocado junto ao osso, e moldado de acordo com o formato desejado, que é desenhado previamente, e vai aderir ao osso e tecidos adjacentes, pode ser colocado no músculo, como nos aumentos glúteos e pode ser colocado na tecido gorduroso e na pele, para tratar rugas e sulcos. Esta mobilidade do material , que pode ser  utilizado em ossos, músculos, gordura e pele o fez ser escolhido para  ser utilizado na Bioplastia . 

As Microcânulas que Injetam o Material

         A Técnica da Bioplastia utiliza microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto as estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas. São realizados  minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, menores mesmo que uma cabeça de alfinete,  por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado,   para serem  realizadas as transformações da  Bioplastia. Tudo é realizado sob anestesia local.     

Pós - Bioplastia

O  paciente retorna  para casa imediatamente ao final do procedimento . Não existe cortes e nem pontos, os pertuitos minúsculos são cobertos por um pequeno esparadrapo antialérgico,  que são retirados em 2 dias. Embora possam permanecer  alguns sinais transitórios  do tratamento, se o paciente quiser, pode voltar para suas atividades no mesmo dia, pode viajar, trabalhar, e ter suas atividades normais. . Os sinais desaparecem em poucos dias. São realizadas compressas frias, e uso de analgésicos leves e antinflamatórios por alguns dias.

Os Passos para Realização da  Bioplastia

         A Bioplastia é realizada  na própria clínica ou em um Day Hospital, sob anestesia local, com o paciente  retornando para casa no mesmo dia.

         A Técnica de Bioplastia tanto da face como do corpo é um procedimento ambulatorial, o que significa que não é necessário internação.

Todo o tratamento é realizado sob anestesia local, sem necessidade de sedação.

         A Bioplastia pode ser feita até em uma clínica/consultório, mas preferimos realizar o procedimento em nosso day hospital, muito semelhante a um consultório.

         O Day Hospital São Paulo LASER and Medical Center, foi criado por um grupo de médicos, do qual a Clínica Naturale faz parte, para oferecer todas as condições técnicas, de segurança e de assepsia, requeridos nos procedimentos estéticos, mas em um ambiente agradável e personalizado semelhante a uma clínica.

Etapas para a realização da Bioplastia de Face ou de Glúteo

1- O paciente vem a Clínica Naturale para uma consulta médica inicial, quando o médico vai avaliar o paciente e planejar  o procedimento. Se necessário são pedidos alguns exames.

2- São realizadas fotografias e o procedimento de Bioplastia é agendado

3. O paciente vai até o Day Hospital no dia e hora agendado

4. O médico realiza marcações pré-estabelecidas na face ou no glúteo, que são o planejamento do procedimento que vai orientar a aplicação.

5. É realizada a anestesia local.

6. É realizada a Bioplastia, que na face leva cerca de 40 a 60 minutos  minutos e no glúteo de 1 hora a 1 hora e meia . São utilizadas microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto as estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas. São realizados  minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado. Tudo é realizado sob anestesia local.  É utilizado para as aplicações um injetor manual especialmente desenvolvido, com modelos para a face e para o glúteo , que é injetar  quantidades exatas do material de preenchimento, o que permite uma aplicação previsível. As marcações orientam o médico a realizar as alterações pretendidas. O paciente está totalmente consciente e conversando com o médico durante todo procedimento, que não necessita sedação. Após a aplicação, não há a necessidade de pontos, apenas um esparadrapo antialérgico pequeno é colocado sobre o pertuito, e é retirado em 2  dias.

7. O paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento.

8. Pode haver edema  e algumas equimoses que desaparecem no período de 3 a 15 dias

9. São utilizados analgésicos leves ou antiinflamatórios em casa, se necessário.

10. O paciente pode ser liberado para suas atividades profissionais no mesmo dia ou dia seguinte, embora possa apresentar algum edema e algumas equimoses.

11. Retorna ao consultório para avaliação em 1 semana

As várias aplicações da Bioplastia

a-   Realce da Beleza

b-   Aumento do Glúteo

c-    Aumento dos Lábios

d-   Correção do Mento

e-    Correção do Nariz

f-      Rejuvenescimento

g- Sulcos e Rugas

h-   Mãos  

i-   Contorno Facial

Vantagens do novo método

Por ter ótima relação entre Resultados do Tratamento, Baixos Riscos e Facilidade de Realização a nova técnica de Bioplastia - a Plástica sem cortes, tem encontrado rápida aceitação entre médicos e pacientes.

A Bioplastia foi criada seguindo a tendência de métodos minimamente invasivos que ocorre em toda a medicina, e que pede bons resultados, mas com baixos riscos e sem dificuldades na realização.

A nova técnica tem muitas aplicações, divididas nas 3 grandes áreas

A Bioplastia que Realça a Beleza, A Bioplastia que Rejuvenesce e a Bioplastia que Corrige

Tratamentos Associados

A Bioplastia pode ser utilizada complementarmente com os outros métodos .  Assim  os Peelings, Os LASERS / Fotorejuvenescimento, o Botox, Os Cremes Cosmiátricos, podem ser utilizados associadamente. O médico tendo todos os métodos a sua disposição pode escolher os melhores para o paciente. Assim a Bioplastia vai realçar a beleza, rejuvenescer e corrigir mais profundamente. O Botox , os LASERs / Fotorejuvenescimento e os peelings, vão tratar a pele mais superficial, e os cremes vão tratar as manchas e prevenir o envelhecimento, além de restaurar a pele. A Cirurgia Convencional, também pode ser utilizada, nos casos que a Bioplastia e os métodos minimamente invasivos não podem corrigir, podendo completar ou ser completada pela Bioplastia, quando for necessário.

A Bioplastia pode também ser utilizada após o Lifting. Após a realização do Lifting, o processo de envelhecimento continua, e não é desejável repetir cirurgias deste tipo com freqüência, porque a naturalidade do aspecto facial pode se perder. Então a Bioplastia pode ser utilizada, evitando Liftings freqüentes. Por outro lado, quando já foi realizado o Lifting, e se observa pouco perda dos tecidos profundos e um aspecto muito emagrecido da face, a Bioplastia pode ajudar a  restaurar os volumes perdidos

                     A Clínica Naturale, que foi pioneira no uso de Botox no tratamento de hiper-hidrose, na cirurgia de varizes a LASER, na Crioescleroterapia, e outras importantes técnicas já pratica a Bioplastia  em suas 2  unidades. O Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto, da Clínica Naturale, já realiza rotineiramente  a nova técnica da Bioplastia com Microesferas de PoliMetilMetaAcrilato : PMMA .

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: