logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  bioplastia
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

estética facial

Nat Face

  Rejuvenescimento Facial Light
  Nat Face - Rejuvenescimento Light
  O que é envelhecimento
  BOTOX ®
  Lifting com BOTOX ®
  Perguntas e Respostas BOTOX ®
  Preenchimento
  Produtos de preenchimento
  Condicionamento da Pele
  Outras técnicas
  Bioplastia
 
  Laser Fracionado CO2
  Fotorejuvenescimento
  Thermacool
  Peelings
  Peeling de Fenol - Met. Kacowicz ®
  Scuptra ®
  PRP- Plasma Rico em Plaquetas
  Medicamentos tópicos
  Elastinol
  Despigmentantes
  Ácido Retinóico
  Ácido Glicólico
  Proteção Solar
  vitamina C
  DMAE
  outros medicamentos
 
  texto completo PDF

 

 

Condicionamento da Pele

Diversos medicamentos são utilizados pela Clínica Naturale, os principais são o Ácido Retinóico , o Ácido Glicólico , o Ácido Ascórbico ( vitamina C) ,  os Despigmentantes e os que promovem a Proteção Solar e os cremes auxiliares como o DMAE e o Elastinol.

Os medicamentos tópicos, agem na intimidade da pele, previnindo o envelhecimento, retardando sua velocidade e rejuvenescendo a pele. Com a utilização da cosmetologia médica, muito pode ser obtido, gastando apenas  alguns minutos em casa. O uso de cremes é parte importante do Programa de Rejuvenescimento Facial Light ,  porque não vai só melhorar a pele, mas ajudar a manter os bons resultados obtidos. O BOTOX®  para rugas , o lifting com BOTOX® , , os Preenchiemntos, os Peelings Superficiais e Médios , a Bioplastia  ,   junto com o condicionamento da pele podem retardar muito a necessidade de cirurgias para a correção dos problemas de envelhecimento.

1-A Proteção Solar

Como podemos observar nesta parte do site, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial. A moderna pesquisa médica, mesmo contando com todos esses recursos, ainda aplica grandes somas no mundo todo à procura de novos métodos. Esses tratamentos, já são muito conhecidos e já são rotina em muitos centros e trazem benefícios inegáveis á estética feminina. No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante, não é dispendiosa: A proteção solar.

A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento. O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.

A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em tôrno do núcleo da célula, como se fosse um guarda chuva.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. Portanto, bronzear-se é brincar de formar um guarda chuva de melanina para evitar câncer. É brincar com coisa muito séria!
Além do câncer, os raios solares também provocam o Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.
É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar “brega”, o que seria muito saudável.

Ação do Sol na Pele:
Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação

Cuidados com o sol


Evite tomar muito sol

Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza

Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege  tão bem em relação ao câncer de pele.

As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras.

Perguntas e respostas

O que significa fator de proteção solar(FPS)?
Um termo muito usado quando se fala em proteção solar é “FPS" Para determinar o FPS é considerado o tempo de exposição solar em que a pele de uma pessoa fica ruborizada sem o uso de filtro, que é tanto menor quanto mais clara for a pele, comparando com a mesma pele e mesmo sol com uso de filtro . O FPS do filtro é o tempo que a pele leva para ficar vermelha usando o filtro. É utilizada uma quantidade de filtro de 2 mg/cm² de pele. Por exemplo: Se uma pele clara fica ruborizada em 3 minutos de exposição solar com um filtro FPS 15 ficaria ruborizada na mesma intensidade em 45 minutos. Mas isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é menor que os 45 minutos da teoria, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro. O Filtro é necessário e é um a ótima proteção , mas não significa que com ele é possível tomar sol em excesso sem nenhum risco.

O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.

Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.

Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .

Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.

Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

2- Dmae

O DMAE é um dos medicamentos que são utilizados. Via oral e em uma nova apresentação, injetável para tratamento local da pele.

O DMAE / DEANOL, cujo nome técnico é Dimetilaminoetanol, é um importante antioxidante da membrana plasmática celular.  É um precursor, ou seja uma substância que faz parte da formação de outra, que é neste caso a acetilcolina. a Acetilcolina é um neuro transmissor, ou seja , uma substância que permite a passagem do estímulo entre os nervos ou entre os nervos e os músculos. Utilizado na pele, tem uma pequena ação firmadora e tensora, a curto e a longo prazo, e presume-se que o efeito seja pela contração muscular. Nos estudos efetuados com DMAE/Deanol, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos e melhora do contorno facial .

É naturalmente presente no corpo humano em pequena quantidade,

Encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão.

Atua nas fibras musculares do organismo, tornando-as mais firmes, tonificadas e elásticas. "Misturado em coquetel com outros nutrientes, combinado com uma base antioxidante e aplicado sobre a pele, o DMAE proporciona uma melhora na aparência da pele flácida".

Efeito Lifting

O DMAE tem apresentado um pequeno , mas visível efeito lifting, especialmente na linha da mandíbula, ao redor dos lábios e nas pálpebras superiores, observado por médicos e pacientes após alguns meses de uso contínuo, duas vezes ao dia.

O DMAE não é o BOTOX®   em creme. E   é mesmo  um erro grosseiro achar que o DMAE é o " BOTOX®  em creme", porque seu efeito é justamente o inverso.Enquanto o DMAE estimula o músculo o BOTOX®  bloqueia. Portanto, o DMAE não é indicado para pés-de-galinha ou para o vinco entre as sobrancelhas, mas sim por flacidez

Em nossa clínica utilizamos o DMAE, mas nunca como tratamento único, apenas como coadjuvante em casos mais leves, e para tratar a pele, continuamos associando o clássico ácido retinóico, mas associado a produtos que aumentam a sua aceitabilidade.

DMAE Injetável

O DMAE pode ser aplicado localmente para enrigecer a pele. Em média são realizadas 10 aplicações, em intervalos de 1 semana, de 4 ml de DMAE na derme. Pode ser aplicado no contorno mandibular e na região cervical.

3-Elastinol

O Elastinol  deixa a pele mais firme, elástica e redensificada em curto espaço de tempo, podendo ser associado a diversos ativos, promovendo ação anti-aging sinérgica e potencializada.

Entre as  ações do medicamento, estão uma ação anti-inflamatória  nas camadas mais superficiais da pele e nas camadas mais profundas regula a síntese da elastina, do colágeno e das glicosaminoglicanas que são componentes do interstício celular.  É observado também uma ação antiradicais livres. O Elastinol  é capaz de estimular significamente a proliferação do principal tipo celular da derme, os fibroblastos, responsáveis pela biossíntese das fibras associadas à firmeza e elasticidade cutânea

O resultado, portanto, de um tratamento com Elastinol  será uma pele mais firme e redensificada, além de tornar-se mais elástica, protegida e resistente.

4- Despigmentantes

Os despigmentantes mais utilizados são a Hidroquinona ,  o Ácido Kójico e o Ácido Azeláico .

Hidroquinona

Este composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos bloqueando a produção e aumentando a degradação dos malanossomas, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a Melanina. A Hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase , que tem participação na formação da melanina.

Ácido Kójico

É um subproduto de um fungo chamado Aspergillus, que se desenvolve em milho no Japão. Tem ação semelhante a hidroquinona. É uma altenativa a hidroquinona, para pacientes que são intolerantes ao seu uso.

Ácido Azeláico

O creme de ácido Azeláico a 20% é clareador , embora seu efeito seja a longo prazo.

Composições químicas despigmentantes

São fórmulas, já clássicas utilizadas para o tratamento despigmentante.

A fórmula de Kligman

hidroquinona ,tretinoína a 0,1% e dexametasona a 0,1% em pomada hidrófila.

A fórmula de Pathak consiste em HQ a 2% e tretinoína a 0,05-0,1%.

A fórmula de Westerhof consiste em N-acetilcisteína (NAC) a 4,7%, HQ a 2% e acetonido de triancinolona.

Outros Despigmentantes

Acqua Licorice Extract PT: Extraído da raiz da Glycyrriza Glabra Linée, seu pricípio ativo é o glabridin. É um excelente despigmentante.

Melawhite:É um  Inibidor da Tirosinase e despigmentante.

Arbutin : Extraída da bearberry é um despigmentante que não precisa se transformar em hidroquinona para agir. Tem além da ação despigmentante, uma ação antimicrobiana e são coadjuvantes nos tratamentos de acne.

5-Ácido Retinóico

Melhora o envelhecimento da pele, produzindo uma pele mais suave e atenua as rugas mais finas. Estimula a formação de tecido que dá sustentação á pele. O inconveniente é que não se pode tomar sol de maneira nenhuma o que pode produzir manchas na pele. No início do tratamento pode aparecer reações noermais , mas desagradáveis, que no entanto desaparecem após algum tempo de uso. É o mais eficiente dos produtos tópicos se for considerado o que ele realmente trás de efeitos positivos. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele. Também é eficiente em diminuir a oleosidade da pele.

6-Ácido Glicólico

Provoca um aumento da deposição de colágeno na derme. Provoca reações mais leves que o ácido retinóico , mas é menos eficiente. Não é indicado exposição solar durante o seu uso, mas tem menos complicações que o ácido retinóico.  Pode ser usado associado com o Ácido Retinóico e a Vitamina C, para aumentar os efeitos e diminuir possíveis reações por se utilizar uma quantidade menor de cada produto. É apresentado em várias concentrações.

7-Vitamina C tópica

Combate os radicais livres e estimula a formação de colágeno. A procedência do produto é muito importante, porque é necessário que a Vitamina C seja estável e penetre na pele. Apesar de existirem muitos cremes com vitamina C , só alguns grandes laboratórios tem tecnologia para produzir um produto que seja eficiente. Quando comprar o produto é necessária a informação sobre a durabilidade da vitamina C utilizada em seu preparo e também se ela penetra na pele. Uma vantagem do tratamento com vitamina C , è que ela não mancha a pele se houver exposição solar durante o seu uso, importante consideração em países ensolarados como o nosso.

8- Argireline

Este creme é uma grande novidade , mas infelizmente não é ainda um creme de BOTOX® , com o efeito igual ao da toxina botulínica.

Vem sendo apresentado como Argireline, Argirelina , BOTOX®  - like , Dermo - Relax , Injection - Free , Pós - BOTOX®  , creme de BOTOX®  ,etc.

A Ação Biológica do creme realmente é parecida com a ação da Toxina Botulínica , mas em intensidade muito menor. Não substitui o BOTOX®  , mas pode ser utilizado como um coadjuvante.

O creme , assim como o BOTOX®  / Dysport age na liberação da acetilcolina , as vesículas que fazem parte do nervo e que promovem a contração muscular . O bloqueio da contração , provoca o alisamento da pele a partir da ação menor do músculo.

Mas diferentemente do BOTOX® , o Creme de Argireline BOTOX®  - like , não consegue bloquear completamente o nervo , assim a contração muscular continua, e os resultados proporcionalmente serão muito menores do que com o BOTOX®  Tradicional.

Em nossa clínica utilizamos o Argireline , o creme com efeito BOTOX®  como coadjuvante dos tratamentos, sendo parte das formulações dermatológicas.

O BOTOX®  / Dysport tradicional continua sendo a vedete dos tratamentos cosmiátricos , e continuamos usando como sempre , mas agora podemos oferecer uma ajuda real do creme de argirelina .

9- Lipossomas

São microvesículas que carream o medicamento para a dentro da célula. Com técnicas  químicas ultra modernas, podem ser criado lipossomas dentro de lipossomas. A carreação de medicamentos através dos lipossomas permite tratar a pele, sem que exista  grandes intolerâncias.

10- Ácido Alfa Lipóico

 utilizado frequentemente junto com a Vitamina C e o DMAE, é um potente anti-oxidante.

11- SK – influx

Estimula a penetração e a ação de ativos.

12- Radizen – A

Composto por bioflavonóides, sé um estímulo a síntese de colágenos.

13- Elastocell

É um poderoso anti-aging, que aumenta a recuperação da pele a partir da membrana basal.

14- Structurine

Extraído do tremoço, contém aminoácidos  e oligosacárides necessários a síntese de proteínas e  ceramidas da pele

15- Paramul J.

Adequado as peles mais oleosas.

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: