logo clinica naturale hiper-hidrose Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que é Hiper-hidrose ?
  Causas
  Sinais e Sintomas
  Tratamentos
  Porque BOTOX®
  Tratamento com BOTOX®
  Duração dos Efeitos
  Como aplicar BOTOX®
  História do BOTOX®
  Simpatectomia
  Complicações da Simpatectomia
  BOTOX® X Simpatectomia
  Grafia Correta
  Pesquisas da Clínica
  Referencias
  Pesquisas Internacionais
  Texto Completo
  Fotos
  Links

Complicações da Simpatectomia

Hiper-hidrose Compensatória

Quando a Simpatectomia Videoendoscópica é realizada, com a destruição da cadeia simpática, ocorre o desaparecimento da Hiper-hidrose no membro superior, seja na mão ou na axila. Entretanto, a capacidade de suar não desaparece apenas na axila e nas mãos, mas também em todo o membro superior e parte do tórax e pescoço. Como o suor é uma forma de regular a temperatura do corpo, passa a ocorrer um aumento de suor em outros locais. Este processo é normal na cirurgia e é chamado Hiper-hidrose Compensatória. Na maioria dos pacientes a Hiper-hidrose Compensatória é leve, pode desaparecer com o tempo e é uma situação aceitável e melhor do que a situação inicial de Hiper-hidrose axilar e palmar que motivou a cirurgia. Entretanto, em um porcentagem menor de casos , em torno de 5 a 10% , a Hiper-hidrose Compensatória é desagradável e em casos raros pior do que a situação anterior. Alguns pacientes se queixam de suor no abdomem, nas costas, na região inguinal, em parte do rosto, ou nos pés. O aparecimento da Hiper-hidrose Compensatória, não depende da perícia do cirurgião, porque não é uma complicação, e sim um efeito colateral do tratamento que pode ocorrer de maneira diferente para cada paciente.

Alguns pacientes se sentem tão desagradados com a Hiper-hidrose Compensatória que gostariam de reverter a cirurgia, o que não é possível, embora tentativas de enxertos de nervos tenham sido feitos em outros países, mas com resultados pobres.

Em alguns casos a aplicação da Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) pode melhorar a Hiper-hidrose Compensatória.

Quando fazemos a aplicação de Toxina Botulínica para tratamento da Hiper-hidrose , não existe Hiper-hidrose Compensatória, porque a área tratada não é todo o membro superior, como na Simpatectomia, e sim uma área menor , correspondente a Axila ou a Mão, que não provoca sudorese em outro local. Este é o principal motivo pelo qual preferimos a a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) à Simpatectomia para tratar Hiper-hidrose.

Hiper-hidrose Gustativa

Um outro efeito colateral potencial é o suor gustativo . Pacientes que desenvolvem esta tipo de problema aumentam o suor quando estão comendo. Isto acontece em aproximadamente 5-10% de pacientes mas raramente é severo.

Síndrome de Horner

Outro problema, felizmente, muito raro, mas que pode ocorrer na simpatectomia é a síndrome de Horner, em que acontece a queda da pálpebra. Estas complicação embora rara, é irreversível.

Existe um gânglio chamado estrelado, de onde partem fibras nervosas que são responsáveis por manter a pálpebra aberta sem que nos apercebamos disso. Durante a Simpatectomia Videoendoscópica para Hiper-hidrose , se retira nervos e ganglios muito próximos deste gânglio estrelado. Por alterações da anatomia ou por progressão do calor da cauterização de vasos e nervos próximos ao gânglio estrelado durante a cirurgia de simpatectomia videoendoscópica, pode ocorrer a lesão inadvertida destes nervos. Tal situação independe da perícia do cirurgião, podendo ocorrer mesmo que haja o máximo de cuidado, muitas vezes por situações inexplicáveis. Embora seja uma situação muito rara, pode acontecer em números que variam de 1 a 5% dos casos operados. Embora rara, é a mais temida complicação da cirurgia de simpatectomia videoendoscópica

Riscos Gerais

Outras complicações como sangramento (hemotórax) e perfuração do pulmão (pneumotórax) podem ocorrer, mas são raras e tratáveis. Podem ocorrer complicações da anestesia, embora em sua maioria sejam controláveis. A infecção é rara , mas pode ocorrer. Porque são passados o endoscópio , um instrumentos entre as costelas, é possível danificar a artéria, veia ou nervo que correm em baixo de cada costela. Isto poderia conduzir potencialmente a um sangramento ou inflamação do nervo com irritação crônica ou dor. Embora a maioria destas operações seja executada em adultos jovens, os pacientes ocasionalmente mais velhos terão mais riscos no procedimento. Estes pacientes estão sujeito aos riscos de problemas cardíacos (ataque de coração, ritmo anormal), pneumonia, embolia , e infecções e infecções urinárias. A incidência de quaisquer destas complicações potenciais é muito baixa (1% ou menos) mas tais problemas podem surgir com qualquer forma de cirurgia, e os pacientes devem estar atentos para todos os riscos. Aderências pleurais podem dificultar ou impedir o tratamento, aumentando riscos.

Justificativa de nossa posição

Muitos pacientes, a maioria são muito beneficiados pela simpatectomia, mas uns poucos não. Como são situações imprevisíveis, que não dependem do médico que a realiza, preferimos tratar a Hiper-hidrose com a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) porque não apresenta Hiper-hidrose Compensatória e nem Síndrome de Horner, e nem complicações cirúrgicas. Se a escolha for por segurança a melhor opção é a Toxina Botulínica a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) , o que nós preferimos, se a escolha for pela fato de ser definitivo a melhor opção é a Simpatectomia .

 

Considerando a ausência de risco e complicações e facilidade do procedimento, preferimos a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) à Simpatectomia em nossa Clínica.

 

 

Existem 2 técnicas eficientes para tratar a Hiper-hidrose:

A Toxina Botulínica

A Simpatectomia

A Toxina Botulínica, que preferimos, tem poucos riscos, mas não é definitiva, a simpatectomia é definitiva, mas tem maiores riscos e complicações.

Assim, como as duas técnicas são diferentes, e ambas são eficientes, o médico deve explicar ao paciente as vantagens e desvantagens de cada técnica e a escolha deve ser opção do médico e do paciente

 

 

A Simpatectomia

A principal vantagem da Simpatectomia, é de que é um procedimento definitivo.

As desvantagens são os riscos de uma cirurgia, a Hiper-hidrose compensatória, a Síndrome de Horner, O Pneumotórax, o Hemotórax, a assimetria de resultados, resultados imcompletos, complicações anestésicas, necessidade de internação hospitalar, anestesia geral, não é reversível, é uma técnica de maior complexidade, e utiliza material complexo.

A Toxina Botulínica

A principal desvantagem da Toxina Botulínica é de que não é um procedimento definitivo, tem um custo relativamente elevado por não ser definitiva, e apresenta um pequeno índice de falhas.

As principais vantagens são: É um procedimento ambulatorial, que não necessita internação, é reversível, é simples, o material é simples, a técnica tem baixo risco, não provoca Hiper-hidrose compensatória, não tem síndrome de Horner, não tem complicações cirúrgicas, é realizada sob anestesia local, no consultório.

 

 

Na Clínica Naturale , preferimos a Toxina Botulínica porque é um tratamento simples, para um problema simples.

 

Mais sobre o Tratamento da Hiper-hidrose com BOTOX®

last actualization:

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: