logo clinica naturale hiper-hidrose Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que é Hiper-hidrose ?
  Causas
  Sinais e Sintomas
  Tratamentos
  Porque BOTOX®
  Tratamento com BOTOX®
  Duração dos Efeitos
  Como aplicar BOTOX®
  História do BOTOX®
  Simpatectomia
  Complicações da Simpatectomia
  BOTOX® X Simpatectomia
  Grafia Correta
  Pesquisas da Clínica
  Referencias
  Pesquisas Internacionais
  Texto Completo
  Fotos
  Links

Duração do bloqueio da Hiper-hidrose pela Toxina Botulínica

Nas pesquisas da Clínica Naturale, observamos que a abolição da Hiper-hidrose não tem a mesma duração para todos os pacientes, No caso da axila, a abolição química da Hiper-hidrose permanece em média por 7,33 meses, variando de 4 a 12 meses. Para a axila tem média de 9,23 meses, variando de 4 a 15 meses. Com a evolução da técnica, estes tempos de duração estão sendo aumentados.

Mas existe um outro efeito muito importante da Toxina Botulínica, que é chamado de “Efeito Residual Psicológico Positivo”. O que ocorre, é que uma vez aplicado , a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) vai apresentar o bloqueio químico, que suprime a sudorese, nos locais onde foi aplicado, pela duração que já explicitamos . Entretanto, notamos que embora o efeito químico desapareça neste período de tempo, os pacientes levavam mais tempo para retornar para uma nova aplicação. E mesmo levando este maior tempo para reaplicar, 92% referiram uma melhora da qualidade de vida. Outro fato importante, é que 61% dos pacientes, referiram que a Hiper-hidrose retornou em quantidades menores que a inicial.

Os pacientes, em quase sua totalidade, apresentam o que já descrevemos como “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose” : referem que quando percebem que vão começar a apresentar sudorese, sentem um processo de ansiedade, gerado pela própria consciência da Hiper-hidrose e que desencadeia, instantaneamente, uma sudorese ainda mais profusa.

Relatos recentes associam a Hiper-hidrose a herança genética. Entretanto, alterações psicológicas são facilmente perceptíveis nos pacientes portadores desta afecção, o que motivou anteriormente o tratamento psicológico e neuromedicamentoso do problema, com resultados não uniformes.

Acreditamos que as alterações psicológicas são conseqüência e não causa da Hiper-hidrose. A Hiper-hidrose é observada mesmo em crianças em tenra idade, ainda não submetidas aos processos psicológicos da vida, argumento contrário à gênese psicológica do problema. Entretanto, muitos pacientes referem que a Hiper-hidrose se manifestou ou piorou quando submetidos a pressões de responsabilidade profissional e/ou afetiva, quando adultos jovens ou na adolescência. Os pacientes, em quase sua totalidade, apresentam o que chamamos de “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose” : referem que quando percebem que vão começar a apresentar sudorese, sentem um processo de ansiedade, gerado pela própria consciência da Hiper-hidrose e que desencadeia, instantaneamente, uma sudorese ainda mais profusa.

Isso ocorre porque a Hiper-hidrose provoca alterações psicológicas que a realimentam gerando um círculo vicioso: A Hiper-hidrose, de origem genética, provoca alterações psicológicas que provocam mais Hiper-hidrose e conseqüentemente mais alterações psicológicas , realimentando o círculo vicioso e gerando a “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose”.

A supressão química transitória da sudorese com a toxina botulínica cria segurança, o paciente tem a consciência de “poder parar a sudorese quando quiser”, bastando reaplicar a toxina, poder que não possuía anteriormente. Com isso ocorre a quebra do circulo vicioso, o gatilho é desarmado, com uma ação psicológica positiva da toxina, provável responsável, pelo menor volume de sudorese encontrada em muitos pacientes após a cessação dos efeitos químicos.

As alterações psicológicas da Hiper-hidrose são conseqüência e não causa da afecção. A supressão da sudorese com toxina botulínica tem um efeito químico imediato e um efeito psicológico positivo tardio, que resultam em melhor qualidade de vida. A “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose” é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiper-hidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas e também sofre um efeito do tratamento com a Toxina Botulínica.

Como a aplicação da Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) é muito simples e realizada no consultório, em nossa opinião é a melhor alternativa para controlar a maioria dos casos de Hiper-hidrose.

A Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose

A “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose”, descrita pelos médicos da Clínica Naturale, é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiper-hidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas.

A Hiper-hidrose tem causa genética. Mas a presença da Hiper-hidrose incomoda muito os seus portadores, que acabam gerando umprocesso de ansiedade que realimenta a própria Hiper-hidrose. Chamamos esta situacão de "Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose". A Hiper-hidrose genética, agravada pelos problemas psicológicos por ela gerados, acabam provocando um círculo vicioso que realimenta a Hiper-hidrose

 

 

A quebra da Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose

O efeito químico e o efeito psicológico residual positivo da Toxina Botulínica dá melhor qualidade de vida

A supressão química transitória da sudorese com a toxina botulínica cria segurança, o paciente tem a consciência de “poder parar a sudorese quando quiser”, bastando reaplicar a toxina, poder que não possuía anteriormente. Com isso ocorre a quebra do circulo vicioso, o gatilho é desarmado, com uma ação psicológica positiva da toxina, provável responsável, pelo menor volume de sudorese encontrada em muitos pacientes após a cessação dos efeitos químicos.

last actualization:

 

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: