logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  bioplastia
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   
Cirurgia Plástica
  Lipoescultura
  Laserlipólise
  Mamoplastia de Aumento - Prótese de Silicone
  Mamoplastia Redutora e Lifting de Mama
  Rinoplastia
  Lifting da Face e da Testa
  Abdominoplastia e Dermolipectomia
  Miniabdominoplastia
  Otoplastia
  Blefaroplastia
  Cirurgia Plástica Masculina

 

 

Rinoplastia

Cirurgia para Correção Estética do Nariz

O que é Rinoplastia

as melhores indicações

riscos

planeje a cirurgia

preparar a cirurgia

recomendações pré-operatórias

onde a cirurgia será executada

anestesia

a cirurgia

depois da cirurgia

recomendações pós-operatórias

quando voltar as atividades normais

conheça a técnica

O QUE É RINOPLASTIA?

A Rinoplastia, que é a modificação da forma do nariz é um dos procedimentos mais comuns em Cirurgia Plástica. A Rinoplastia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, pode mudar a forma da ponta, e pode mudar abaulamentos no dorso do nariz. Concomitantemente, se houver alterações da respiração por um problema interno, este poderá ser corrigido ao mesmo tempo. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

Nestas informações procuraremos passar com clareza todas as questões envolvidas neste tipo de procedimento, para que o candidato a cirurgia tenha segurança no procedimento que irá realizar. Entretanto, estas informações não substituem a consulta médica clássica que deve ser o início de qualquer tratamento médico, por doença ou por estética. Por outro lado, colocamos com clareza todas as vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos. Ter esta noção exata controla emoções e mitos dando segurança no ato médico, para o paciente e para o cirurgião. Entretanto o conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico, deve não trazer medo e sim segurança no que vai ser feito. As informações que oferecemos aqui ajudam a compreender as generalidades do procedimento, mas repetimos, não substitui uma consulta clássica, que deve ser feita com o Cirurgião Plástico da Clínica Naturale, que confirmará a indicação e dará perspectivas do resultado. Muito destes resultados dependem do encontrado em cada paciente e uma expectativa realista é o melhor a se obter nestes tratamentos estéticos.

AS MELHORES INDICAÇÕES

A Rinoplastia pode melhorar a aparência e a sua autoconfiança, mas não mudará a sua posição no mundo e nem as coisas serão diferentes por causa de uma cirurgia. O mundo pode ser mudado para você por você, e a cirurgia plástica pode lhe ajudar a se sentir bem melhor, e você estará bem melhor, mas felizmente continuará sendo você, mas você melhor. Antes que você decida pela cirurgia, pense cuidadosamente sobre suas expectativas e as discuta com o cirurgião.

Os melhores candidatos para a Rinoplastia são pacientes que procuram melhoras e não perfeições. Devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas.

A Rinoplastia pode ser executada com intenções estéticas ou para corrigir defeitos de nascimento ou de respiração.

A idade pode ser considerada, se preferindo operar depois de terminado o crescimento, após 14/15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos. Adultos também podem ter seus inestetismos nasais corrigidos. É importante assegurar a opção dos jovens pelo tratamento cirúrgico como uma vontade própria, evitando que ocorra uma imposição dos pais.

RISCO

Quando a Rinoplastia é executada por um cirurgião experimentado e qualificado, complicações são raras e normalmente menores. Não obstante, como com qualquer operação, há riscos associados com a cirurgia e complicações específicas associadas com este procedimento.

Depois da cirurgia, podem aparecer vasos pequenos, avermelhados na região do nariz, que são pequenos, mas podem ser permanentes, necessitando tratamento se incomodar esteticamente.

As cicatrizes normalmente não são facilmente perceptíveis.

Eventualmente é necessário um complemento a cirurgia inicial, para corrigir pequenas imperfeições. Não se trata de um engano, ou falta de experiência, mas uma situação que ocorre com certa freqüência e que faz parte do tratamento.

PLANEJE A CIRURGIA

A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico. Solicita então avaliações de especialistas como cardiologista, anestesista e outros clínicos se necessário, e complementa tudo com exames laboratoriais. Assim estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisa sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento. Não deixe de informar ao cirurgião se tem qualquer alergia; se toma vitaminas, medicamentos (mesmo os mais simples), se utiliza álcool ou outras drogas, e se fuma. No período que antecede a cirurgia, não deixe de informar o cirurgião se tomou algum medicamento, mesmo os mais simples, como a aspirina e antiinflamatórios. A aspirina, como exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea por períodos de até 11 dias seguindo-se a tomada de um único comprimido.

Boa comunicação entre você e seu médico é essencial. Em sua consulta inicial, o cirurgião perguntará sobre a forma que você gostaria que tivesse seu nariz, e vai avaliar a estrutura do seu nariz e rosto, e discute as possibilidades com você, dentro do que a medicina pode oferecer, esperando que a sua expectativa se adapte a realidade do possível. Ele também explicará os fatores que podem influenciar o procedimento e os resultados. Estes fatores incluem a estrutura de seus ossos nasais e cartilagem, a forma de seu rosto, a espessura da sua pele, sua idade, e suas expectativas.

O cirurgião também explicará as técnicas e a anestesia que usará, o tipo de hospital onde a cirurgia será executada, os riscos e custos, e quaisquer opções envolvidas que você possa ter.

A maioria de apólices de seguro não cobre a cirurgia estética; entretanto, se o procedimento é executado para propósitos de correção de deformidades, ou um problema respiratório, o procedimento pode ser coberto parcialmente. Nesse caso é necessário obter uma autorização prévia do seguro.

PREPARAR A CIRURGIA

O cirurgião lhe dará instruções específicas em como se preparar para cirurgia, que incluem orientações em relação à alimentação, bebidas, fumo, e evitar certas vitaminas e medicamentos e manter o uso de outras. Siga cuidadosamente as instruções que ajudarão sua cirurgia a correr perfeitamente.

Você deve solicitar que alguém o acompanhe no dia da cirurgia e deve se preparar para afastar das atividades pelo número de dias que o cirurgião lhe informará.

Se você fuma, deve evitar o hábito pelo menos 2 a 3 semanas antes do procedimento. E só voltar depois de 2 a 3 semanas (quem sabe se neste momento em que você cuida de sua auto-estima, não realiza este ato de amor extremado por si mesmo e pelos outros em sua volta, que é parar definitivamente de fumar)

Evite exposição solar intensa antes de cirurgia.

Mantenha uma dieta equilibrada com muitas fibras no período que antecede a cirurgia.

Infecções, como gripe e resfriados adiam a cirurgia, assim como infecções da pele da face

Os dias necessários para o afastamento devem ser considerados após a consulta médica, O número de dias dependerá do procedimento.

Recomendações Pré-operatórias para a Rinoplastia (são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1) Compareça ao hospital, Day hospital no dia e hora marcada para o procedimento
2) Qualquer anormalidade que porventura ocorra em seu estado de saúde deve ser comunicada, mesmo as mais simples, como gripes, infecções, infecções de pele na área em que será realizada a cirurgia, etc.
3) Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas nas vésperas da cirurgia
4) Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico
5) Venha para o hospital ou Day hospital acompanhado de um familiar ou pessoa de seu relacionamento.

 

ONDE A CIRURGIA SERÁ EXECUTADA

Geralmente a cirurgia de Rinoplastia, é realizada em regime ambulatorial, o que significa que a internação não é necessária. Utilizamos um Day Hospital, que é uma clínica com todos os equipamentos necessários para o bom resultado com a necessária segurança para o procedimento. O Day Hospital é um local tranqüilo, onde cirurgias semelhantes são realizadas. Para pacientes que apresentam problemas mais graves de saúde, opcionalmente pode se escolher um hospital geral.

A Day Clinic de um hospital geral também é uma boa opção.

Conheça os Hospitais e Day Hospital utilizados pela equipe de Cirurgiões da Clínica Naturale.

ANESTESIA

A Rinoplastia pode ser executada sob anestesia local ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e em e preferências do paciente e do cirurgião.

Com anestesia local, você normalmente será ligeiramente sedado, e o seu nariz e a área adjacente será anestesiada; estará acordado durante a cirurgia, mas relaxado e insensível a dor. Com anestesia geral, você dormirá durante a operação. Nas duas técnicas é necessária a presença do anestesista.

A CIRURGIA

A Rinoplastia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá de seu problema e da técnica preferida do cirurgião. Finalmente, a pele é readaptada sobre a nova estrutura.

Muitos cirurgiões plásticos executam Rinoplastia por dentro do nariz, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento "aberto", especialmente em casos mais complicados; faz uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas.

Quando a cirurgia está completa, uma tala será aplicada para ajudar o seu nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados.

DEPOIS DA CIRURGIA

Depois da cirurgia, durante as primeiras vinte e quatro horas seu rosto estará inchado, e o seu nariz pode doer, e pode ter certo grau de dor de cabeça. Estes incômodos são controlados por medicamentos prescritos pelo cirurgião. Planeje repouso em casa nos primeiros dias, com a cabeça deitada.

O inchaço e hematomas podem piorar por 2 a 3 dias, e depois começam a melhorar. Compressas frias reduzem o inchaço e fazem você se sentir melhor. A maioria dos sinais da cirurgia desaparece dentro de duas a 3 semanas aproximadamente. Um pequeno inchaço poderá permanecer mais tempo, mas é quase imperceptível.

Um pequeno sangramento nasal é comum durante os primeiros dias da cirurgia, e você pode continuar a sentir-se alguma sensação de entupimento do nariz durante algumas semanas. O cirurgião provavelmente solicitará que não assoe fortemente o seu nariz durante uma semana aproximadamente, enquanto cicatriza os tecidos.

O tampão nasal, se houver, será removido depois de alguns dias e você sentir-se-á muito mais confortável.

A Rinoplastia também visa se possível, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do “edema” também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de “válvula respiratória” fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios poderão estar ligados ao septo que, em certos casos, poderá ser corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando a correção do septo demanda cuidados especiais, a Rinoplastia deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo.

Recomendações Pós-operatórias para a Rinoplastia (são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1) Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião, qualquer dúvida deve ser comunicada de imediato
2) A Alimentação é livre no segundo dia após a cirurgia, mas prefira a alimentação mais leve e saudável
3) Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
3) Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
4) Cuidados especiais para com o gesso ou o imobilizador: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”.
6) Voltar para a consulta médica no dia estipulado pelo seu médico
7) Não se preocupar com as narinas obstruídas, em caso de estar usando tampões.. Aguarde retirada dos mesmos.
9) O médico vai liberar, dependendo de seu caso e evolução, as suas atividades normais no tempo apropriado
10) Evitar sol de praia no período de 30 a 45 dias. Poderá, entretanto, expor-se ao sol ocasional de rua, a partir do 3o. Dia, desde que obedecidos os cuidados anteriormente descritos.
11)
Voltar ao consultório para curativo, no dia estipulado.
12) Consultar seu cirurgião plástico, sempre que necessitar maiores informações quanto à sua evolução pós-operatória.

13) Não usar óculos, até que seja autorizado (a). Caso seja imprescindível a utilização dos óculos, solicite orientação ao seu médico de como fazê-lo.

14) Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado).

15) Tire com seu cirurgião plástico quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.

QUANDO VOLTAR AS ATIVIDADES NORMAIS

A maioria de pacientes de Rinoplastia está bem em 2 dias, à volta ao trabalho e a escola ocorre na primeira semana. Exercícios físicos após algumas semanas.

Seu cirurgião lhe dará informações mais específicas para gradualmente assumir suas atividades normais. É possível incluir estas sugestões: Evita atividade árdua (fazer jogging, natação, dobrar, atividade sexual ou atividades que aumente sua pressão sanguínea por duas a três semanas. Evite assoar ou esfregar o seu nariz, ou se expor ao sol por oito semanas. Seja delicado quando lavar seu rosto e cabelo ou no uso de cosméticos.

Pode usar lentes de contato precocemente, mas deve evitar óculos por um tempo, até ser liberado pelo cirurgião.

Visitas rotineiras ao cirurgião são programadas para acompanhar a evolução do caso e orientar e oferecer segurança ao paciente.

Qualquer anormalidade deve ser comunicada ao cirurgião imediatamente

Logo após a cirurgia, os resultados definitivos ainda não estarão perceptíveis, tenha calma, porque mais tarde tudo estará bem. Descanse tranqüilo que esta etapa passará. Dia a dia, o seu nariz começará a parecer melhor e seus espíritos melhorarão.

A cicatrização é um processo gradual e lento. Algum inchaço leve pode estar presente durante meses, especialmente na ponta. Os resultados finais de Rinoplastia podem não ser estar aparentes durante um longo tempo.

Neste tempo, você pode experimentar algumas reações inesperadas da família e amigos. Podem dizer que não vêem uma diferença importante no seu nariz. Ou podem ficar ressentidos, especialmente se mudou algo que eles vêem como característica familiar ou étnica. Se isso acontecer, lembre-se que você decidiu se submeter à cirurgia por você mesmo e se obteve suas metas, então sua cirurgia é um êxito.

A TÉCNICA

 

 

 

Antes da cirurgia pode existir aumento do volume do nariz, da largura das narinas e a presença de uma giba dorsal

 

Se as narinas são grandes pode ser removido pequenas quantidades de tecido para corrigir.

 

Incisões são feitas ou dentro das narinas ou na base do nariz provendo o acesso aos ossos e a cartilagem permitindo a correção das deformidades e a escultura do nariz em sua nova forma

 
 

 

   
 

O cirurgião remove a giba (a protuberância no dorso, usando delicados instrumentos. Então trabalha nos ossos e na cartilagem para obter o formato desejado

 

Trabalhando no septo, se obtêm a melhora do ângulo entre os lábios e o nariz

   
 

São colocados protetores de gesso, de plástico ou metálico para manter a forma do nariz

Depois da cirurgia se obtêm um novo formato, se as expectativas são realistas, o contentamento será o esperado

 
Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: